Pessoas queridas, estes nhoques ficaram uma delícia, derretendo na boca, mas não foi muito simples fazê-los. Eu nunca tinha feito nhoques de mandioquinha, só de batatas (muitas vezes) e imaginei que seria igual...pesquisei muitas receitas e todas eram mais ou menos parecidas com a receita de nhoque de batata mesmo. O problema foi que para se fazer um nhoque de batata o fator principal para o sucesso da receita é comprar batata própria para nhoque, ou seja, a menos "aguada" para que você necessite usar menos farinha e por consequência seu nhoque fique macio e desmanche na boca.
Sabendo disso, por já ter errado muito, tendo que colocar muita farinha em várias massas que ja preparei pela vida, fui preparar o nhoque de mandioquinha.
Meu Deus! Coloquei a quantidade de farinha descrita na receita e a massa parece que ficou mais mole ainda. Socorro!! Coloquei um pouco mais e naaada. Aí com medo de a massa endurecer e "nem cachorro conseguir comer", resolvi colocar a massa na panela e aquecê-la até desgrudar do fundo, como para fazer coxinhas. DEU CERTO!!! A massa não ficou pesada, ficou levinha e desmanchando na boca.
Acredito que o problema tenha sido a mandioquinha que comprei aqui na Venezuela, que me pareceu um pouco diferente das que já comprei aí no Brasil, não é tão amarelinha e reteve mais líquido!
Eu quis narrar o ocorrido porque essa tentativa de "salvar" o nhoque do excesso de farinha deu certo. E isso pode acontecer de novo, ou por causa do tipo de batata, ou em razão do tipo de farinha, então é isso. Fica aqui a dica!
½ kilo de mandioquinhas.
1 xícara de
farinha de trigo
1 ovo
3 colheres
de sopa de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Preparo:
Corte a massa em pequenos nhoques e marque com o garfo |
Sugestão: Nhoques de mandioquinha com molho branco (para ver a receita de molho branco clique aqui) e aspargos gratinado.
Hola Mónica, muy ricos los ñoquis, a mi la mandioca me gusta pero aquí es difícil conseguirla. Me imagino que deben ser delicados y muy sabrosos.
Besos
Annie
Fia...
Cê é prendada mesmo, né?! Olha isso...achou um recurso rapidinho prá salvar seu nhoque...:]
Penso q eu faria um cozido com toda a minha vasta experiência =)...
Ficou lindo e com aspargos ainda...tudibão!
Um bejim e parabéns por pensar rápido, né?!
Tu mora na Venezuela??
Ai que maximooooooooooo!!!
Adorei que vc deu o pulo do gato nessa receita, sempre ouvi essa reclamação de a massa ficar mole.
bjss
Hum, muito boa essas suas dicas, frô, sou iniciante em nhoque, né, então nem posso falar muito, é só aprender e experimentar. rs
Anotando essa receita no caderninho das realizáveis. ;oD
Big xêro
Paty
Eu nunca provei esse nhoque, mas será que dá para assar a mandioquinha no forno?, porque o Claude Troigros, ensina um nhoque que se assa as batatas, mas eu vou pesquisar se descobrir te falo,mesmo assim vc resolveu e ficaram com um aspecto ótimo!!!bjs
Maura
Monica, que perfeito esse nhoque... Amei, lindos! Por aqui não existe mandioquinha :(
Dá pra se contentar com batata mesmo!!!
Bjocas,
Lilica
Amiga! Que lindo ficou teu nhoque!!! Gratinado com molho branco e aspargo deve ter ficado perfeito... Adorei a solução que tu usou para "engrossar" a massa do nhoque, quando eu me recuperar da "saga" que foi fazer aquelas pizzas, vou tentar fazer esta receita. Hoje pela manhã fiz teu chocolate quente, fica divino! Mas me deu uma moleza, rsrsrs, tô louca pra voltar pra cama! Esta estória de sair pra trabalhar não tá com nada... Beijos e bom dia pra ti e pra família! Ju
Mônica...rs...Não vou te enganar. Sei que dá um desespero danado quando nos vemos nesta situação. Como se todo nosso trabalho fosse por água abaixo. Mas não consegui não rir quando vc diz que ficou com medo de ter algo que nem o cachorro comesse.rs.
Mas sua sagacidade na cozinha falou mais alto. Você foi com tudo! Agarrou o avental, absorveu o espírito de todos os chefs e resolveu o problema. A foto da preparação está um escândalo. Apesar do stress seu estômago se deu bem. :)
Adorei a receita. Estou com fome..rs
Beijos no coração
P.S: Deixei um selinho pra ti no meu blog. Todo o carinho para você e seu blog que sempre nos encantam com todas dicas, receitas e relatos de sua vida na Venezuela
Oi, querida
Já copiei e vou fazer logo... com este friozinho, né?
Aí também se come no dia 29?
Bjs e serenidade pra vc
Nunca comi, mas adoro receitas com mandioca.
bjss
Monica, tá na hora do meu café-da-manhã, mas eu comeria esse nhoque agora mesmo!!!! Parece delicioso!!!!! Beijão!
Oi Mónica,
sabe, também ando descobrindo a versatilidade da mandioca e adorei a dica de fazer nhoque com ela.
Graças à sua experiência, quando eu fizer já vou partir da experiência adquirida por si e levar a massa ao fogo depois de colocar a farinha.
Obrigada pela partilha.
São muito uteis estes conselhos.
Beijinhos.
Mônica que espetáculo amiga, lindo, lindo e lindo, eu amei fiquei com a boca cheia de água com suas fotos, bjkas enormes queridona e lindo fim de semana p/ vc e família, ;)... ♥!!!
Mônica, nunca fiz nhoque de mandioquinha que pra nós é batata salsa adoro o sabor dela imagina um nhoque então???
Bjinhus e bom findi!!!
Já me aconteceu também...a gente fica triste achando que nada vai dar certo, mas o resultado final ficou divino! Que bom, não é?
Muito gostoso sim!
Querida, só vi agora seu comentário sobre o Creme de Bananas carmeladas... Ficou mesmo bem gostoso caramelando antes, e a cor fica linda... Dá pra aproveitar em tortas ou comer purinho mesmo!!!
Seu nhoque está perfeito mesmo, como falei antes, delícia!
Bjinhos
Lilica
receitaserecipestop.blogspot.com
Essa é uma das receitas mais perfeitas que ja' vi, salivei ao ver as fotos.
Infelizmente aqui nao tem mandioquinha, vou ficar na vontade.
Parabéns!
Um grande abraço
Léia
Olá Monica,
Muito obrigada pela visita e simpatia.
Adorei o teu cantinho e vou levar o teu link, para não te perder de vista!
Beijinhos,
Lia.
Nossa Monica, é a primeira vez que passo por aqui, estava mesmo procurando uma receita de nhoque de mandioquinha, nossa adorei sua receita e sua dica, qdo vi as fotos quase dei uma dentada no meu monitor. Um beijão e continue com suas experiências e sempre passando para nós.
Priscila
Oi Priscila! Que bom q vc gostou! Seja muito bem vinda.
adorei a receita! fiz e deu super certo!
QUERIDA TENHO UMA RECEITINHA PRA VOCE...700 GRS DE MANDIOQUINHA COZIDA E AMASSADA.60 GRS DE QUEIJO RALADO, 20 GRS DE MANTEIGA, 20 GRS DE MAIZENA E 120 DE FARINHA DE TRIGO MAIS 2 GEMAS.O PROCESSO É IGUALZIHO AO QUE VOCE FAZ...DETALHE DA MAIZENA É BEM LEGAL..SOU COZINHEIRA DE ALMA E CONGELEIRA DE PROFISSÃO. MORO NO GUARUJÁ E PODEMOS TROCAR IDÉIAS. TENTE FAZER..E ME CONTE DEPOIS..BJS SONIA CUNHA.
querida tenho uma receitinha pra voce..700 grs de mandioquinha cozida e amassada.60 grs de queijo ralado, 20 grs de manteiga, 20 grs de maizena,2 gemas,120 grs de farinha de trigo.O processo é o mesmo do seu nhoque..a maizena dá uma contituiçao bem legal..tente e depois me conte.bjs sonia cunha.
Sonia, obrigada pela sugestão. bj.