Pessoal, muitos amigos já me perguntaram sobre o "famoso" doce de arroz e feijão japonês. O Moti! Então, para quem não conhece, apresento agora. Este é o moti.
Por fora o ingrediente principal é o arroz e o recheio é feito com um tipo de feijão chamado azuki (é bem diferente do feijão que consumimos nas refeições aqui no Brasil). Pode parecer "esquisito" à primeira vista, não é? Mas garanto que é muito gostoso. A massa por fora, me lembra a massa do "bolinho de estudante" e por dentro parece "doce de batata doce". Digo que para mim a parte do arroz se parece com o "bolinho de estudante" (que experimentei em Salvador e amei!), porque outro costume é fritar os motis sem recheio após passá-los no açúcar e aí tanto a textura quanto o sabor ficam parecidos com os bolinhos de estudante.
Para nós brasileiros é diferente mesmo. É mais ou menos como o abacate, que é consumido salgado na grande maioria dos países latinos e aqui no Brasil a gente gosta dele doce com limão!. Lembro que quando morávamos na Venezuela e eu dizia que gostava de abacate com açúcar todo mundo "torcia o nariz". rsss.
Este docinho está para os japoneses (pelo menos para a minha família) como o brigadeiro está para os brasileiros. Sabe aquele "gosto de festa"? Ele está presente nas festas, em comemorações, principalmente na festa de "ano novo". Diz a tradição que dá muita sorte comer moti na virada do ano (assim como no Brasil acreditamos que romã, uva dão sorte.)
Para quem mora em São Paulo vale a pena conferir no bairro da Liberdade no dia 31 de dezembro o ritual do moti. Nesta data, as pessoas se reunem lá para fazerem o moti artesanalmente (como manda a tradição) na rua, e depois os doces são distribuidos para as pessoas presentes. É muito bacana!!
Se não quiser esperar até o fim do ano para experimentar, o doce é vendido na maioria das lojinhas de comida oriental. Uma bandejinha com mais ou menos 8 doces custa aproximadamente 6 reais.
Fica a dica!
Mais docinhos japoneses aqui.
Ai Mô... Sei não... rsrsrs... Amo salada de abacate com bastante limão, sal e azeite, mas esse docinho... Juro que vou tentar, afinal tou aqui pra aprender, né? Bjo!
Tiene una pinta estupenda!!! Seguro que muy ricos. un saludo.
TEM UM ASPECTO TÃO BOM, DEVE SER UMA DELICIA.
BJS
Parece ser gostoso!!!
Bjs...
O aspecto é muito bonito mas achei bem diferente agoro só provando para saber se vou gostar ou não bjs querida!
Hummm, meu maridinho é japonês.....é verdade mesmo, passagem do ano sem moti, não é passagem do ano completa hehehehehehehe
beijos
Que Legal Mônica,sabe que adoro esse doce?!!!Quando estagiei na vigilância sanitária de Londrina acompanhei a produção de uma família de japoneses e ficava salivando... acho bom demais...rsrsrs
Menina, deu um banho de cultura pra nós em seu blog! Muito legal, não conhecia esse doce.
Valeu as dicas das revistas, vc é uma caçadora de primeira!rs
Bjim! Aparece pelo meu bloguinho.
Oi Linda!!!
Como vai você e suas filhas maravilhosas? A bébé está grande?
Sua postagem de hoje recordou-me 2 posts meus:
ANKO - Brigadeiro Japonês
ANPAN BREAD - Pão Surpresa Japonês
MOTI ainda não fiz, mas na altura destas 2 postagens andei interessada em confeccionar. Infelizmente não se concretizou :(
Mas...há mais marés que marinheiros, e um diz, será dia!
Beijinhos.
Espero que meus links contribuam para complementar sua postagem sobre Pastelaria Japonesa.
Mil beijinhos e saudades de vc.
Rute
Eu "adoro" motis. Aqui em casa somos fãs da culinária japonesa e a minha filhota então... as vezes a chamo de "japonezinha" Aqui em B. Horizonte não encontro todos os produtos japoneses, não tem muitas lojas que vendem os produtos e quando encontro é muito caro. E em restaurantes não encontramos motis. Então quando vou a S. Paulo "atacamos" as gostosuras japonesas.
Bjs,
Ana
Nunca comi...apesar de ja ter vista sim em Sao Paulo rsss
Fui muitas e muit vezes na Liberdade, mas esse foi umdoce que nunca me chamou a atencao, mas agora vc falou dele de uma forma que me despertou curiosidade e vontade rsss
Vai entrar pra minha lista de vontades a serem realizadas no Brasil rsssss
Of course q aqui nao vou achar neh.... Ainda se eu morasse en NY rsssss
Adorei a dic a
Beijoss
Paty
Passei por aqui para agradecer teu comentário sobre minha Ambrosia no microondas.E também para ter seguir.Gostei demais do teu blog.Parabéns,
Sou sem preconceitos... Gosto de provar tudo. Falando parece esquisito, mas se tu diz que é bom, acredito. Beijos, Ju
Moniquete não conhecia esse docinho moti! Confesso que já havia visto vendendo no bairro da Liberdade mas nunca provei...deve ser gostoso!! Sempre que vou a SP passo lá na Liberdade, amo aquela igreja de lá e aproveito para ir no supermercado japa de lá...rsrs Amei saber q dá no ano novo!! Obrigada por dividir! beijos Tereza
Monica, de passagem por SP aproveitei para experimentar o bolinho de feijão daquela feira na Liberdade. É mesmo um sabor muito diferente, a agente fica esperando o salgado e ele não vem, rs. Muito legal você ter trazido esse doce tão diferente para quem não é de família japonesa :-) Beijos!
Oi Mo, nunca comi esse doce, mas qq dia vou provar, mas confesso que não me atrai muito...kkk
Adorei conhecer mais sobre a tradição em torno dele!
Bjim
Oi, Monica,
Aqui também gostamos deste doce, que compramos numa lojinha japonesa. Também somos fãs do yaki manju e de um montão de outras comidas (e coisas!) nipônicas, rsrs.
Beijoca e bom dia!
Que lindo esses docinhos!
Monica recebi os produtos Mococa que ganhei aqui... \o/
Já postei!
bjus*--*
OLÁ MONICA!
PARECE SER UMA DELICIA, MESMO COM INGREDIENTES DIFERENTES, A COR É LINDA!
BEIJOS.......
Oiiii Monica,
Tenha uma amiga japinha e ela sempre fala desse doce, ela diz que é muito bom...
Tenho vontade de experimentar...
Adorei o post...
E a filhota como está???
Bjocas
Re
Vim lhe desejar um abençoado final de semana!
Bjs!
Aiii eu amo esse doce!!!
=D