Monica Uehara

Esta receita é a versão light da sobremesa, "Delícia de abacaxi". Na versão tradicional, um dos ingredientes é o creme de leite, e já vi até quem incremente com leite condensado.
Nesta versão, o creme de leite e leite condensado são substituídos por iogurte desnatado e a gelatina de abacaxi por gelatina light. A sobremesa não perdeu o sabor delicioso.
A Receita é ideal para quem (como eu), não vive sem um docinho, mas, quer manter a forma! Sobremesa light, fácil de preparar e deliciosa.

Ingredientes:
1 abacaxi maduro
2 xícaras de água
2 caixinhas de gelatina light sabor abacaxi
1 pote de iogurte natural desnatado

Preparo:
Descasque o abacaxi. Retire o miolo (a parte branca no meio do abacaxi) e descarte (você pode preparar um delicioso chá de abacaxi com as cascas e este miolo também). Corte o abacaxi em cubinhos.
Em uma panela de pressão, cozinhe o abacaxi com uma xícara de água por 10 minutos contados a partir do momento em que começar a ferver (a panela começar a "chiar").
Após o cozimento, abra a panela e separe os pedaços de abacaxi do caldo. Neste caldo, dissolva os dois pacotes de gelatina. Junte uma xícara de água fria.
Coloque no copo do liquidificador a gelatina dissolvida e o iogurte. Bata bem até que a mistura esteja homogênea.

Em um refratário, ou em taças individuais, coloque os pedaços de abacaxi cozido e por cima a mistura batida no liquidificador.

Leve ao refrigerador até que solidifique.
Monica Uehara

Amigos, esta sobremesa é super fácil de preparar e deliciosa. Não há quem resista. Este brigadeiro de colher fiz no micro-ondas e logo vou postar a receita aqui. Por enquanto, há a receita tradicional, que já postei no blog há um tempo. E a mousse de maracujá, que na minha opinião é a sobremesa mais fácil de preparar que existe. Combinação perfeita.

Preparo:
1 receita de brigadeiro de colher (veja aqui)
1 receita de mousse de maracujá (veja aqui)

Montagem:
Coloque no refratário ou em taças individuais o brigadeiro de colher já frio e por cima a mousse de maracujá. É necessário respeitar esta ordem, pois a mousse é mais leve que o brigadeiro e se colocássemos o brigadeiro por cima, ele acabaria "descendo" no refratário e se misturando à mousse. Guarde na geladeira até a hora de servir, pois, com o calor a mousse pode derreter.

Veja aqui mais receitas de brigadeiro.
Monica Uehara

Amigos, que tal preparar croutons em casa? É super fácil, econômico e você aproveita aquele pão de forma que já não está tão macio. Eu gosto de ter sempre um pote de croutons em casa para acompanhar sopas e saladas.

Olha só que fácil:

Ingredientes:
6 fatias de pão de forma, pode ser integral, normal, light, qualquer um (de preferência aquele que já não está tão macio, é mais fácil cortar).
2 colheres de sopa de azeite de oliva (se vc deseja uma receita mais light, coloque apenas uma colher de azeite)
1/2 colher de sopa de orégano
2 dentes de alho espremidos.
1 saquinho plástico para misturar os ingredientes

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200 graus, por 10 minutos) eu geralmente faço croutons quando já utilizei o forno para assar um bolo, ou outro prato assado).
Corte o pão em cubinhos, assim:

Coloque o pão no saquinho plástico,

acrescente os demais ingredientes.

Misture bem.

Coloque os cubinhos temperados em uma assadeira.

Eu uso essa assadeira antiaderente.
Tente colocar todos os cubinhos em contato com a assadeira. Evite colocar um cubinho por cima do outro, porque os que estiverem em cima, não vão tostar como os de baixo e poderão ficar moles.
Deixe no forno até começar a dourar a parte de baixo. cuidado! Porque eles queimam em segundos. Deixei estes no forno por uns 7 minutos na grade de cima. O ponto para saber se estão bons é quando estiverem durinhos como torradinhas, e levemente dourados na parte de baixo.
Quando você achar que estão bons, retire-os da assadeira, de preferência passando para outra assadeira fria, e espalhe-os bem para que esfriem e não retenham umidade. Quando estiverem bem frios, guarde em um vidro bem fechado.

 

Monica Uehara

Esta sugestão, é mais uma "receitinha da vovó". Ótima para acompanhar qualquer tipo de carne. A diferença desta receita, para a que minha avó fazia, é que utilizei o forno de micro-ondas para cozinhar as batatas, e assim o tempo de preparo diminuiu bem. Ficaram igualmente deliciosas.

Ingredientes para 2 porções:
2 batatas inglesas com casca bem lavadas
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de café rasa de sal
1 colher de café rasa de coloral
1 colher de chá de orégano
pimenta a gosto.

Preparo:
Faça alguns furinhos com o garfo ou com a ponta da faca na casca das batatas (este detalhe é muito importante, não deixe de fazer), para que quando do cozimento no micro-ondas a casca não se rompa e a batata "estoure".
Coloque as batatas no micro-ondas. Não é necessário acomodá-las em nenhum refratário.
Cozinhe em potência máxima por 4 minutos. Abra o micro e verifique o cozimento das batatas (você vai notar que quando ela estiverem cozidas, a casca começará a ficar enrugada). Se ainda não estiverem cozidas volte ao micro por mais um minuto, verifique, e volte por mais um minuto, e assim por diante, até que as batatas estejam cozidas. Não há como precisar o tempo de cozimento, porque esta informação depende de muitos fatores, como o tamanho e qualidade das batatas, a potência do aparelho, o clima e a pressão atmosférica do local. As minhas batatas cozinharam em 5 minutos. (veja aqui o post sobre como cozinhar batatas no micro-ondas)
Quando as batatas estiverem cozidas, retire-as do micro e corte cada uma em quatro partes. Disponha as batatas em uma assadeira ou refratário que possa ir ao forno. Se a assadeira não for antiaderente, unte-a com azeite.

Salpique todos os temperos e por último regue com o azeite. Leve ao forno pré aquecido 200 graus, até que as batatas estejam levemente coradas. Deixei as batatas por 10 minutos na grade de cima do forno, mas este tempo também é variável, dependendo de cada forno. sirva imediatamente.  

Veja aqui mais receitas elaboradas com a ajuda do micro-ondas

Monica Uehara

Algumas amigas, têm me perguntado como fazer laços. E passei muito tempo achando que esses lacinhos bonitinhos eram feitos daquela forma tradicional (como amarrar cadarços). Mas, é claro que os meus sempre ficavam bem feios fazendo daquela forma. Felizmente descobri que não era daquele jeito. É bem fácil.
A fita que eu uso para fazer laços é Fita TNT, o preço é bem acessível e é uma fita muito boa para fazer lacinhos, pois ela é bem encorpada.

Primeiro, recorte um pedaço de fita e outro mais fininho (cortei a fita grossa ao meio para fazer a fita fininha), assim:
Aí você pega a fita mais larga e cruza assim:

Depois, traga a parte de cima para onde você cruzou, começando a dar forma ao laço, assim:

Aperte bem o centro do laço, sem medo, assim:
Agora, peque a outra fita mais fina e amarre bem o centro do lacinho, assim:
Acerte o lacinho, dando-lhe forma e ele ficará assim:
Veja aqui ideias para fazer lembrancinhas para festas infantis.
Monica Uehara

Esta torta é um "hit" aqui em casa. Sabe quando há bananas maduras demais na fruteira e a gente não sabe o que fazer com elas? Esta receita é perfeita para isso. Super fácil e fica uma delícia. Experimente que você vai adorar. Veja também a receita de Crumble de bananas, mais fácil, ainda.

Ingredientes para uma forma pequena: (Se for utilizar uma forma grande dobre os ingredientes da receita)
10 bananas nanicas maduras pequenas cortadas ao meio no sentido do comprimento.É imprescindível que as bananas sejam nanicas. Já experimentei com outros tipos de banana e não ficou bom.
7 colheres (sopa) de farinha de trigo
7 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de fermento
100 gramas de manteiga ou margarina
canela em pó
3 ovos

Preparo:
Misture com a ponta dos dedos, a farinha, açúcar, fermento, manteiga  e a canela, fazendo uma farofa. Reserve

À parte, bata os ovos e junte uma pitada de canela. 

Unte uma assadeira ou refratário e coloque uma camada de  bananas, 

acrescente a farofa 

e  por último os ovos. 

Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até que a torta esteja dourada.

Monica Uehara

Amigos, mais uma experiência bem sucedida com o micro-ondas. Desta vez, experimentei cozinhar cenouras e fiquei bastante contente com o resultado. Como já expliquei neste post, pode haver variações com relação à potência de cada forno de micro-ondas, do utensílio utilizado para o cozimento, e também em relação ao clima e até à pressão atmosférica. Você pode experimentar cozinhando cada legume e anotando o tempo necessário para cozinhá-lo. Tenho feito isso, ultimamente. Adorei essa experiência, pois as cenouras ficaram com uma cor linda, e como a água necessária para o cozimento de legumes no micro é bem pouca, acredito que os nutrientes do legume não se percam muito. Cozinhei as cenouras assim:

Veja também como cozinhar no micro-ondas:
Brócolis
Abóbora

Ingredientes:
2 cenouras picadinhas
1/4 de xícara de água
sal e temperos a gosto. (preferi temperar depois de cozida a cenoura)

Preparo:
Levei o refratário com os ingredientes ao micro-ondas em potência máxima por três minutos. Retirei e misturei os ingredientes para que a cocção fosse uniforme. Retornei o refratário ao micro e cozinhei por mais três minutos. Prontinho. Cenoura cozidinha e com esta cor linda.

Veja aqui mais dicas e receitas utilizando o micro-ondas.
Monica Uehara

Essas sacolinhas, eu personalizei para o batizado da Maria Eduarda. No interior, coloquei um item de cada lembrancinha que aparece na foto abaixo. Já mostrei aqui dicas de como fazer os brigadeiros na bisnaga (clique aqui para ver) e os brigadeiros no potinho (clique aqui para ver). Para ver mais idéias de lembrancinhas clique aqui.

Para preparar você vai precisar de:
1 sacolinha de papel (comprei estas na região da 25 de março e paguei o equivalente a um real cada. R$ 9,90 o pacote com 10 sacolinhas). Há uma rua lá especializada na venda de embalagens. Não lembro o nome agora, mas é só perguntar chegando lá. Há sacolinhas de todos os tamanhos e cores).
Um adesivo personalizado, como este abaixo:
Para imprimir o adesivo eu utilizei papel glossy adesivado e ficou perfeito. Já experimentei outros, mas este foi o único que deu certo.
Para editar a imagem e colocar o nome do(a) seu (a) filhote(a), você pode utilizar qualquer editor de imagens. Para quem não conhece nenhum. Sugiro o Pickmonkey (clique aqui para acessar). Você sequer precisa baixar o programa para o seu computador. Ele se assemelha ao instinto Picnick.
E como vou fazer para imprimir? Você pode estar perguntando. Eu costumo imprimir, abrindo a imagem no Word (lá é possível aumentar e diminuir o tamanho da imagem)
E para ficar mais "mimoso" ainda, que tal amarrar um lacinho ou colocar um fuxico de tecido como esse?

Monica Uehara

Muitas amigas têm me solicitado dicas para preparar as lembrancinhas das festinhas de aniversário de seus filhotes. Então, resolvi partilhar aqui no blog algumas lembrancinha que já fiz.
Hoje apresento algumas dicas de como preparar essas bisnaguinhas de brigadeiro. 
Estas, eu preparei para o batizado da Maria Eduarda.

Veja aqui mais ideias lindas de lembrancinhas para festas.


Você vai precisar de :
bisnagas de alumínio. Comprei estas no Centro de Santo André, cidade onde moro e paguei R$ 1,25 cada. O preço não estava dos melhores, mas como estava sem tempo de procurar preços melhores, comprei assim mesmo. Para quem reside em são Paulo, na 25 de março tem a preços mais acessíveis.
brigadeiro beeeem molinho (veja aqui algumas receitas de brigadeiro no copinho). O brigadeiro deve estar bem molinho, no máximo como brigadeiro de colher para que você consiga inseri-lo na bisnaga. Ah! uma dica importante! Não economize no valor do leite condensado, ta? Prefira uma marca de sua confiança, pois já experimentei preparar o doce com algumas marcas "Tabajara" e acabei jogando tudo fora, pois o doce açucarou.
rótulo com o tema da sua festa (em breve vou postar dicas de como preparar rótulos em casa, mas, dê uma olhadinha no blog Fazendo a minha festa, que é maravilhoso, e tem muuuuitos modelos de rótulos para imprimir.) Uma dica que pelo menos para mim foi muito importante, é imprimir os rótulos em papel glossy adesivado. Tentei imprimir em vários outros tipos de papel e não deu certo. No Glossy adesivado ficou perfeito. O melhor preço eu encontrei no Mercado livre. Minha impressora é uma HP jato de tinta.

Comece colando o rótulo nas bisnagas. Cole os rótulos antes de encher as bisnagas de brigadeiro e fechá-las, pois caso contrário, o acabamento das lembrancinhas não ficará bom, pois os rótulos poderão enrugar.
Não recorte o papel do tamanho exato da volta da bisnaga, deixe sempre uma sobra para que o acabamento fique melhor.
Agora vem a parte "dificil" na minha opinião, que é preencher as bisnagas com o brigadeiro. Acho "dificil", pois faz uma meleca danada. Tentei várias maneiras, mas a melhor para mim, foi colocando o brigadeiro em um saquinho (tipo saco de confeiteiro) e colocando o bico do saquinho lá no fundo da bisnaga para inserir o brigadeiro. Olhem só na imagem abaixo, o brigadeiro que eu coloquei no saquinho, mesmo assim, o saquinho estava grande demais e me deu um pouco de trabalho.
Minha amiga Donna Chocolate, deixou uma dica preciosa nos comentários que eu pretendo experimentar. Ela sugeriu colocar o brigadeiro nestas bisnagas tipo de catchup, maionese para facilitar introduzi-lo na bisnaga. Ótima dica!
O brigadeiro deve estar bem molinho. Preencha a bisnaga somente até a metade, pois caso contrário, na hora de fechar, o brigadeiro vai sair todo, olhem só na imagem abaixo, que eu exagerei no brigadeiro e na hora de fechar ele está saindo.

Agora vamos fechar. Eu utilizei bastante guardanapo de papel para ir limpando o excesso de brigadeiro e não sujar os rótulos que já estavam colados nas bisnagas. Aperte a parte de baixo, assim:
 Aí é só dar duas voltinhas (sugiro que você feche com a ajuda do guardanapo, para que não se machuque), e seus brigadeiros na bisnaga ficarão assim:

Clique aqui para ver mais idéias de lembrancinhas para festas.
Monica Uehara

Uma sugestão legal e com preço acessível para servir brigadeiro no copinho.
Colei um lacinho na colher. Os olhinhos são esses que se mexem para colocar em bonequinhas de pano. Sabe? Para quem mora em São Paulo, na Rua 25 de março há diversos modelos e formas por preços bem acessíveis. A boquinha, desenhei em uma cartolina, recortei e colei com fita adesiva dupla face.
Pensei também em fazer com confeitos coloridos, brigadeiro branco, rosinha. É possível diversificar bastante. E para quem vai fazer a festa com tema circo, que tal fazer a carinha de um palhacinho e colocar confeitos coloridos por cima?

Nesses, eu não coloquei creme de leite, mas, você pode fazer como quiser. Pode colocar doce de leite, geléia, cocada mole, o que sua imaginação mandar!
A parte chatinha de preparar brigadeiro no copinho, na minha opinião, é colocar o brigadeiro nos copinhos sem fazer muita "meleca". Para facilitar, coloquei o brigadeiro nos copinhos, com uma colher bem pequena e fui passando primeiro nas laterais. Se você for fazer muitos, pode colocar o brigadeiro em um saco de confeitar também.
Já utilizei brigadeiro industrializado que vem em uma embalagem parecida com um saco de confeitar e deu super certo. O brigadeiro era "quase" tão gostoso quanto o caseiro, e valeu muuuito pela praticidade.
Ah! Uma dica muito importante. Não economize na hora de comprar o leite condensado, pois par ao sucesso de sua receita este ingrediente é de suma importância. Já usei leite condensado "Tabajara" que estragou meu doce!

Veja aqui algumas receitas de brigadeiro:
Brigadeiro de colher
Brigadeiro de café
Brigadeiro de caipirinha no copinho
Brigadeiro rosinha no copinho
Brigadeiro de milho verde
Fondue de brigadeiro
Lembrancinha de maternidade - Brigadeiro de colher no copinho
Monica Uehara


Esta é outra receita da minha avó. A melhor cozinheira que já conheci. A diferença deste bolinho de arroz com relação a outros que já provei, é que estes ficam muito macios. Prove-os quentinhos com a muçarela derretendo! Uma delícia.

É possível preparar a massa antecipadamente e fritá-los depois. Guarde por até um dia na geladeira em recipiente bem fechado. Só não coloque o fermento e deixe para adicioná-lo minutos antes de fritar.
Estes eu fiz especialmente para minha amiga Adri e suas lindas princesas Juju e Olívia que vieram passar uma tarde deliciosa aqui em casa.

Ingredientes: rendimento de 30 a 40 bolinhos pequenos
1 xícara de chá de arroz cozido
2 ovos inteiros batidos
1 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de leite
1 colher de café de fermento em pó
1 colher de café de sal (ou a gosto)
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
cheiro verde picadinho a gosto (usei 1/2 xícara de chá de salsa e cebolinha bem picadinha)
200 gramas de queijo muçarela cortada em cubinhos mais ou menos do tamanho de dadinhos ("o doce dadinho" rsss)
Óleo o suficiente para fritar os bolinhos (os bolinhos devem ser fritos por imersão, ou seja devem mergulhar no óleo, como quando fritamos bolinhos de chuva, coxinhas, pastéis, etc). Eu usei uma panelinha pequena para fritá-los.

Preparo: 
Misture bem todos os ingredientes.
Frite em óleo bem quente às colheradas, como bolinhos de chuva. Cada porção deve conter um quadradinho de muçarela (Acho tão esquisito escrever "muçarela" desta forma, mas parece que esta é a forma correta.), que deve estar completamente envolvido com a massa do bolinho. Não coloque mais quadradinhos em um mesmo bolinho, pois a muçarela pode derreter quando fritar e "sujar o óleo". Utilizei uma colher de sopa para modelar os bolinhos. Não se preocupe, a massa é bem molinha mesmo, porque ao fritar os bolinhos ficam bem macios.Frite até dourar, escorra em papel toalha e sirva!