Ganhei um kit contendo um livro e uma forma para bolo inglês ou pães em um sorteio no blog da Gina " Na Cozinha" e experimentei uma das receitas. Fiz algumas mudanças na receita original, pois queria fazer o pão com a ajuda da Máquina de Fazer Pão (veja aqui o post "Como Funciona uma máquina para fazer pão.") e também deixei a receita um pouquinho mais light, pois usei margarina light. A receita original também pedia fermento biológico fresco e eu usei fermento biológico seco. Adorei o pão. Ficou lindo e macio.
A inspiração veio deste livro que ganhei em um sorteio no blog Na Cozinha. |
Ingredientes:
1 pacotinho de fermento biológico seco 10 gramas.
2 colheres e 1/2 (sopa) de açúcar
6 xícaras de farinha de trigo. (poderá ser um pouco mais ou menos)
3/4 xícara de leite morno (150 ml)
3 ovos médios mais uma gema média
3/4 xícara de margarina light
1 colher (chá) de sal
1 gema média batida para pincelar
azeite para untar a forma.
Fiz assim:
Em uma tigela, dissolvi o fermento e o açúcar no leite morno (atenção, o leite deve estar morno. Não coloque o leite muito quente, pois não ocorrerá a fermentação da massa). Acrescentei a farinha de trigo e deixei descansar por aproximadamente 30 minutos, coberta com um pano.
Após este período, adicionei os ovos e a gema, a margarina e o sal. Misturei muito bem, acrescentando a farinha aos poucos até que a misture desgrudasse das mãos. A Massa não desgrudou totalmente das mãos, ficou ainda um pouquinho pegajosa, mas, não muito.
Pode ser que você precise colocar um pouquinho mais ou menos de farinha. Eu utilizei 6 xícaras e achei que a massa estava no ponto.
Coloquei a massa na máquina de fazer pão (Tenho uma Brittania, esta aqui.) e programei para o tipo "massa". O tempo seria de 1 hora e meia, pois a máquina iria sovar e deixar a massa crescer, mas, após uma hora, retirei a massa (nesta modalidade, a máquina apenas sova e deixa a massa crescer, sem assar). Coloquei-a no mármore enfarinhado e cortei em três partes, separando ainda uma pequena parte para fazer as tradicionais bolinhas de massa para modelar o brioche.
Boleei as massas e mais três bolinhas.
Coloquei na forma que já estava untada com azeite e pincelei a gema.
Levei ao forno pré-quecido em temperatura 200 graus por 35 minutos.
Nota: Coloquei o pão na grade de cima e ele cresceu tanto que chegou ao teto do forno e por isso, deformou as bolinhas que eu havia modelado. Então, o ideal, é que ele asse na grade do meio.
O pão ficou melhor ainda no dia seguinte.
Monica,
é bom testar novas receitas de pão, e vc tem uma bela ajudante, seu pão ficou lindo e com certeza delicioso!
Beijos, ótima semana!
Monica,
é bom testar novas receitas de pão, e vc tem uma bela ajudante, seu pão ficou lindo e com certeza delicioso!
Beijos, ótima semana!
Oi, Mônica!
Bom saber que o livro que ganhou no meu blog já está sendo útil.
Tenho feito muitos pães usando esse mesmo recurso, ponho na máquina para sovar e crescer, mas depois modelo do meu jeito.
Grata pelo link.
Beijos!
Oi, Mônica!
Bom saber que o livro que ganhou no meu blog já está sendo útil.
Tenho feito muitos pães usando esse mesmo recurso, ponho na máquina para sovar e crescer, mas depois modelo do meu jeito.
Grata pelo link.
Beijos!
AMOOO, PÃO CASEIRO!!!!
E FAZER COM AJUDANTE É MUITO MELHOR!!!!
BJS...BOA SEMANA!!!!
Como vai Monica , tudo bem com vc , vim dar uma espiadinha nas novidades por aqui , boa semana para vc
até mais
Oi Monica, este brioche parece bem fofinho e deve ter deixado um perfume maravilhoso pela casa.Adorei a receita.Beijos querida.
Ficou lindo :)
Adoro pão caseiro :D
Que delícia Monica. Ficou lindo, lindo!
Beijinhos,
Lia.