Olha só uma receita coringa da confeitaria!
Hoje resolvi preparar em casa, algumas receitas que aprendemos no curso de alta gastronomia porque as provas vêm aí! Apesar de ter acompanhado o preparo desta receita, eu não havia experimentado fazê-la ainda. É que como temos vários pratos para preparar a cada aula, não há tempo para que todos os alunos preparem as receitas, então, acabamos dividindo o preparo dos pratos entre os grupos.
Recheei carolinas (que ficaram uma maravilha e logo vou postar a receita!) com este creme de confeiteiro. É super fácil e rápido de ser preparado e fica uma delícia.
Recheei carolinas com este creme de confeiteiro |
500 ml de leite integral
120 gramas de açúcar
50 gramas de manteiga
1 ovo inteiro
5 gemas
40 gramas de amido de milho
5 ml. de essência de baunilha
Eu preparei meia receita com as seguintes quantidades de ingredientes:
Para 1/2 receita:
250 ml de leite integral
60 gramas de açúcar (aproximadamente 4 colheres de sopa)
25 gramas de manteiga (aproximadamente 1 colher de sopa)
1 ovo inteiro
3 gemas
20 gramas de amido de milho (aproximadamente 1 colher e meia de sopa)
3 ml. de essência de baunilha (usei uma colher de café)
Fiz assim:
Retirei as películas que envolvem as gemas dos ovos (com a mão mesmo) para evitar que meu creme ficasse com cheiro de ovos. (credo!) Se você quiser, pode passá-las pela peneira também, mas eu não tenho paciência. Demora muito!
Em uma panela, coloquei o leite, a manteiga e o açúcar e levei ao fogo médio para que iniciasse fervura (não é necessário deixar ferver, só iniciar a fervura).
Enquanto o leite e demais ingredientes estavam no fogo, coloquei em um bowl, os ovos, as gemas e o amido. Bati bem com a ajuda de um fouet para dissolver todo o amido.
O leite iniciou fervura, então, coloquei um terço do leite quente dentro do bowl com os ovos e continuei batendo com o fouet para incorporar. Devolvi esta mistura para a panela, onde estava o restante do leite e cozinhei em fogo baixo mexendo sem parar, até que o creme engrossasse. Quando o creme tomou a consistência desejada. Despejei em um bowl. Cobri com plástico filme para que não criasse uma película por cima e levei ao refrigerador. Utilizei frio para rechear carolinas.
Dicas:
O plástico filme deve ficar bem rente ao creme para evitar o contato com o ar e a formação de uma película por cima deste.
Quando o creme estiver cozinhando na panela, é necessário mexer muito bem (em todas as direções, no meio da panela e nas laterais) para evitar que se criem grumos ou o creme grude no fundo da panela.
De preferência utilize uma panela de fundo grosso para este preparo.
Que lindo ficou seu creme.
E estas carolinas maravilhosas, comeria uma agora com prazer.
Beijo querida e Bom Dia
Monica querida,
nunca fiz esse creme por causa dos ovos, mas se vc fez e aprovou assino embaixo!
Delícia.....!
Bjs