Para não perder o costume de buscar e preparar receitas menos calóricas! Esta "pizza" tem sido presença constante aqui em casa. Já servi no almoço, e também como entrada em um jantar que preparei para uns amigos. Aliás, alguns leitores têm pedido dicas de cardápio para jantarzinhos em casa, que não sejam muito trabalhosos e possam ser preparados previamente. E neste dia, foi assim, boa parte do jantar, pude preparar antecipadamente e no momento de servir, apenas cozinhei a massa e aqueci os pratos no forno.
O menu foi este: (todas as receitas já foram postadas no blog, e para acessá-las, é só clicar sobre elas)
Petiscos:
Dadinhos de tapioca
Entrada:
Pizza de berinjela light
Prato principal:
Rigatone a Santiago
Acompanhamento:
Salada verde (preparei um mix de folhas verdes, como broto de alfafa e alguns tipos de alface, salpiquei um pouco de castanhas picadas e servi com molho ceaser)
Sobremesa:
Salada de frutas quente com sorvete
Ingredientes:
1 berinjela
1 cebola pequena
1 tomate
1 xícara de molho de tomate
sal e pimenta a gosto
azeite a gosto
orégano a gosto
1 xícara de mussarela (ou outro queijo a gosto)
meia xícara de cream cheese ou requeijão cremoso light
Fiz assim:
Fatiei a berinjela em rodelas de aproximadamente 2 cm de espessura. Temperei com o sal e a pimenta e deixei em repouso na geladeira por aproximadamente meia hora até que o líquido começasse a escorrer. Enquanto isso, piquei a cebola e o tomate em pedacinhos bem pequenos, temperei com sal. Reservei também.
Montagem:
Forrei uma assadeira com papel manteiga (esta parte é dispensável, mas, eu não queria nem sujar muito a assadeira. Caso você queira dispensar esta etapa, pode untar levemente o refratário com um pouquinho de azeite.)
Descartei o líquido que escorreu das berinjelas.
Coloquei as fatias de berinjela lado-a-lado no refratário. Coloquei em cada uma, um pouco de molho de tomate (que já estava temperado). Por cima do molho, coloquei um pouco de cebola e tomate picados. Distribui o queijo mussarela e um pouquinho de cream cheese. Levei ao forno pré-aquecido em 180 graus por aproximadamente 20 minutos. O tempo ideal de cocção é quando o queijo estiver derretido e a berinjela cozida.
Retirei do forno. Salpiquei um pouco de orégano e reguei um fio de azeite. Servi imediatamente.
Dica: Esta receita pode ser preparada antecipadamente, e levar ao forno um pouco antes de servir. Conserve na geladeira, e 20 minutos antes de servir, leve ao forno.
Marcadores:
belisquetes
,
cardápios
,
entradas
,
entradas light
,
light
,
salgados light
,
sugestões para servir para convidados
Tão simples e deve ser tão bom
Gostei muito
bjs
Olá querida, tudo bem?
Eu adoro berinjelas de todas as formas e desse jeito não resisto mesmo, deu água na boca, rsrs.
Bjs e sucessos sempre ♥
Amiga que saudades !!!, nossa que receitinha linda, uma perfeição, bjs e um super fds, Ana ♥...
Parece ótimo e a apresentação ficou linda!
Beijo